Voltei, Voltei


Voltei, voltei

Jorge Sapia

 

Sempre que comento que  vou pro bloco Meu Bem, Volto Já, nego me olha com um sorriso maroto e diz: “sei, só vai voltar na quarta-feira”.

A frase, associada no imaginário popular com algum tipo de armação, deu nome ao bloco que desfila no Leme, terça-feira de carnaval.

Qualquer leitor conhece, com certeza, alguma situação na qual a frase se torna síntese. Abundam, sem trocadilho, histórias de fulano que foi à padaria e só voltou   três dias depois; ou sicrano que foi comprar cigarros na quinta, cruzou com uma loura distinta e só voltou na quarta-feira e, claro, muitas outras variações sobre o mesmo tema.

Como o voltar já, é uma coisa da ordem do atemporal, criam-se situações constrangedoras com desfechos previsíveis, e aí é que o barraco desaba.

 No carnaval então, a frase é moda. Talvez por isso, o Meu Bem, tenha vindo para contribuir na solução das situações embaraçosas criadas pela diferença entre o volto já de quem vai e o volto já de quem fica. Sendo assim, parece que se trata de um  bloco que, pasmem, já vem com álibi.

Mas nem tudo é drama. Os foliões do carnaval de rua da cidade, por exemplo, voltam sempre, para desfilar nos blocos que foram surgindo desde a segunda metade da década de oitenta: Escravos da Mauá, Carmelitas, Que Merda é Essa? Barbas, Bloco de Segunda, Barangal  e por aí afora.

No carnaval, a frase é  mato. A pesar disso, durante o reinado de momo, há uma taxa de retorno significativa. Pelo menos é o que mostra uma turma de uma meia dúzia de quinhentos, que alguém chamou   de fundamentalistas do prazer.  São onipresentes, estão em todos os ensaios, rodas de samba, lançamento de camisetas, escolhas de samba e, claro, nos desfiles. Voltam sempre e com um sorriso no rosto, demoram talvez, o tempo necessário para trocar a fantasia ou camiseta ou que dá quase no mesmo. Enfim, é a turma que esta pro que der e vier, e, se vier e der, melhor ainda.

São os cariocas por definição.Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s