Guerra e Paz, mafia, migração e indignação.


La Guerra  Lembra a colega Silvana Louzada que hoje, 02 de setembro, é dia do repórter fotográfico. Quando imaginava que, finalmente, Agosto tinha acabado, recebo a notícia da demissão no Globo de uma enorme quantidade de amigos e outros profissionais que só conheço, a distancia, pela qualidade do seu trabalho. Tinha recebido esses dois registros que retratam a dor produzida pela separação, pelo desarraigo, pela violência cotidiana que nos acua cotidianamente de mil maneiras distintas tratando de retirar de nós a capacidade de indignação.

A foto de Espanha é de 1957. Foi feita Manuel Ferrol no porto de A Coruña. Registra a despedida da Xan Calo  e seu filho Xurxo da mãe e de dois irmãos de Xan que emigram para América no navio Juan de Garay.

http://www.manuelferrol.com/manuel-ferrol.html

Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s