Contra a destruição de uma civilização


 

Contra a destruição de uma civilização

Lendo Pierre Bourdieu, num artigo de 1995, publicado em Contrafogos, deparo com a citação abaixo. Para quem desejar o texto completo, disponibilizo o link. .

Quero que a França seja um pais sério e um país feliz”. O que pode se traduzir assim: “Quero que as pessoas sérias, isto é, as elites, os burocratas, os que sabem onde está a felicidade do povo, possa fazer a felicidade do povo, mesmo à sua revelia, isto é, contra sua vontade; de fato, tornado cego por seus desejos, de que falava o filósofo [Paul Ricoeur] , o povo não conhece sua felicidade – e em particular a felicidade de ser governado por pessoas que, como o sr. Juppé, conhecem sua felicidade melhor do que ele.  Eis como pensam os tecnocratas e como eles entendem a democracia. E compreende—se que eles não compreendam que o povo, em nome de quem prendem governar, vá para as ruas – cúmulo da ingratidão! – para opor-se a eles.

Essa nobreza de estado, que prega a extinção do Estado e do reinado absoluto do mercado e do consumidor, substituto comercial do cidadão, assaltou o Estado: fez do bem público um bem privado, da coisa pública, da República, uma coisa sua”. (Bourdieu)

 

http://www.academia.edu/6435162/Pierre_Bourdieu_-_Contrafogos

Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Aulas complementos., Democracia, Direitos, Epistemologia, Globalização e Neoliberalismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s