Sobre a sociedade do desempenho. Flexibilização do trabalho e domesticação do corpo.


Compartilho a coluna de @Eliane Brum

Exaustos-e-correndo-e-dopados

Na sociedade do desempenho, conseguimos a façanha de abrigar o senhor e o escravo no mesmo corpo

http://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/04/politica/1467642464_246482.html

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Aulas complementos., Filosofia, Psi. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Sobre a sociedade do desempenho. Flexibilização do trabalho e domesticação do corpo.

  1. Estamos vivendo na era da exaustão, temos diversos tipos de pressões, seja no trabalho, na faculdade e na nossa própria casa, vivemos como escravos, com a rotina do dia a dia buscamos progredir e as vezes não temos muito êxito, buscamos uma felicidade que parece não existir, com todas essas pressões acabamos adoecendo fisicamente e psicologicamente. Tenho alguns amigos que sofrem de ansiedade e depressão por sempre tentarem buscar o perfeccionismo. E o que ganhamos com isso? O que buscamos com isso?
    E mais um ano se passa, e percebemos que não estamos vivendo, na verdade estamos tentando sobreviver no meio do caos da sociedade dita de controle.

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.