Trump e a involução da espécie.


Segundo o Aurélio, a ideia de preconceito refere-se  ao “Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; ideia preconcebida. 2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. 3. P. ext. Superstição, crendice; prejuízo. 4. P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.:”

O preconceito tem um caráter social. Os seres humanos nascem livres de preconceitos; eles são construídos socialmente e geralmente servem para manter e consolidar a coesão social, a integração do grupo ou da sociedade contribuindo com a construção da ordem social que resulta da implantação, através de processos de socialização, dos valores ou da visão de mundo dos setores dominantes.

Devemos diferenciar, contudo, o preconceito do etnocentrismo. A noção de etnocentrismo, é utilizada para designar as visões que identificavam à fronteira da humanidade com a própria sociedade, língua, classe social, religião ou caráter nacional, colocando, tudo o que se encontra  além dessa fronteira, no terreno da natureza, do não civilizado ou fora da humanidade, com eram, por exemplo, as representações cristãs sobre os muçulmanos durante as Cruzadas dos séculos XI ao XIII. A sociologia nos ensina que olhar e explicar o mundo desde um ponto de vista centrado na própria experiência social e cultural é uma disposição universal dos seres humanos. Sendo a humanidade sócio-centrica, o etnocentrismo é. do ponto de vista sociológico, um fenômeno normal

O preconceito, por sua vez, se caracteriza por uma tomada de posição moral. O indivíduo com predisposição para o preconceito rotula e desqualifica o comportamento diferente, deslegitimando o mundo daqueles cujos valores não coincidem com os valores do grupo de referência. Geralmente o preconceito apresenta-se com um conteúdo negativo, isto é, na medida em que não é facilitador de um processo reflexivo que ajude a contemplar e refletir sobre  a diversidade humana permitindo, de alguma maneira, o exercício da tolerância. Assim, os juízos provisórios que, mesmo desmentidos pela análise científica ou por argumentos racionalmente elaborados, se mantém inalterados, são considerados preconceitos. Dependendo de sua intensidade o preconceito pode ser perigoso para a sociedade e para o indivíduo.  Os elevados índices de violência orientados por preconceitos contra diversas minorias atestam o perigo que uma atitude preconceituosa, intolerante, de negação das diferenças, pode representar para a sociedade. A história está cheia de exemplos sobre a “banalidade do mal” orientada por atitudes preconceituosas – racistas ou homo fóbicas – cuja intensidade é bem maior nos contextos nos quais a   liberdade de opinião não pode ser exercida.

A liberdade de opinião, consagrada como direito humano fundamental desde a Declaração de Direitos na Revolução Francesa, em 1789, encontra-se limitada pelo direito do outro de não ser difamado, discriminado ou violentado por suas escolhas de consciência ou preferências afetivas e sexuais.

Nos tempos que seguem vamos, ao que parece, na contramão da perspectiva Darwinista. Tudo indica que involuímos.

 

 

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Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
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Uma resposta para Trump e a involução da espécie.

  1. Amanda Piculi Lemos disse:

    Esse texto só mostrou verdades. Muito bom!

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