Meu Bem, Volto Já! Carnaval 2017!


Meu Bem, Volto Já! Carnaval 2017!
Povo de Rua
Flávia Leiroz
O Povo da Rua é alegria. O povo da Rua é liberdade. O Povo da Rua somos nós, é você e todos os espíritos de luz que abrem os caminhos da festa que o Meu Bem Volto Já promove no carnaval de 2017.
Os tempos são incertos. Crises fechando possibilidades, drenando liberdades e negando conquistas. Mas no enredo e no samba, Meu Bem Volto Já enfrenta as dificuldades e convoca o Povo da Rua que, no universo de nossa espiritualidade, age incansavelmente para combater as forças das trevas, destrancar caminhos, encaminhar almas perdidas.
O grupo é formado por Exús masculinos e Exús femininos – há Pomba Giras, Zés, Marias, ciganas, ciganos… espíritos em busca de evolução, que escolheram as ruas para ficarem perto de nós, orientando e combatendo o mal.

Quando não se pode lutar pelo bem nos espaços públicos, quando não se pode gritar por justiça, quando diferenças são vistas como defeitos e o silêncio se impõe, chamar o Povo da Rua é iluminar a esperança de que dias melhores virão.
Eles são democráticos, próximos, companheiros – têm o poder de comunicar, ligar e construir relações. Podem brincar, fazer algazarra, mas limpam, nos caminhos por onde passam, pensamentos e emoções negativas. Com alegria, sinceridade, chapéus, saias rendadas, leques, brincos e muita cor, lavam nossas almas.
Por isso, Meu Bem Volto já decidiu: em vez de quebrar a magia, festejá-la. Porque o Povo da Rua não prejudica, não atormenta ou ilude, não promove golpes ou censuras. Agente mágico do equilíbrio universal, trabalha com forças do astral para disseminar a justiça e a liberdade que há no bem. Só assim abre alas, caminhos, trabalho, carreira e o coração para o amor!
Em 2017, o carnaval saúda a luz e ocupa ruas, esquinas, encruzilhadas com o poder transformador que há na resistência ao mal, no culto à alegria, na força, na dança, no canto e na fé! No Povo da Rua e Na Rua!

Saravá!

Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Blocos de rua, Carnaval, Cultura Popular. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Meu Bem, Volto Já! Carnaval 2017!

  1. jorgesapia disse:

    Que bom Natállia. VAmos construir esse caminho juntos.

    Curtir

  2. Natália Rolim Bassôa disse:

    Olá Professor,

    Estou animada com início do semestre !! vai ser uma excelente jornada!!! Sds,

    Curtido por 1 pessoa

  3. Luiz Fernando disse:

    Vc, Jorge Sapia, foi o meu espírito de luz na psicologia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s