O que é a periferia, afinal, e qual o seu lugar na cidade?


  1. Amanhã, dia 15 de março, o Instituto Maria e João Aleixo realizará o seu primeiro seminário Internacional, “O que é periferia, afinal, e qual o seu lugar na cidade?” Teremos convidados de todo o Brasil e de 15 países. Ele reunirá cem pessoas e será todo realizado na favela da Maré, o que é uma grande conquista.
    Nele, aprovaremos a Carta da Maré, onde apresentamos uma proposição de Periferias que coloque em questão as formas perversas e estigmatizantes como elas são representadas hegemonicamente. O evento será também o espaço para a construção da Rede Internacional das periferias. De fato, uma internacional das periferias, que reúna ativistas sociais, artistas e pesquisadores das periferias do mundo é uma iniciativa central para respondermos ao avanços das forças da intolerância, racistas, antidemocráticas e antirepublicanas.
    O Instituto Maria e João Aleixo é um centro de altos estudos sobre as periferias urbanas contemporâneas. Trabalha com formação de quadros destes territórios, produção de estudos, publicações, intercâmbios, estágios e residências, além de buscar incidir nas disputas políticas presentes. Funciona como um “think tank”, um centro de produção de conhecimentos e práticas sociais voltadas para a revolução no tempo presente.
Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s