Meritocracia.


Para o pensamento liberal a pobreza é um problema individual. Pobre tem vocação para a pobreza. O neoliberalismo, claro, bate no mesmo ponto,  o desemprego é resultado da incapacidade individual de procurar emprego, assim de fácil.

Os defensores da meritocracia acreditam que qualquer pessoa possa alcançar o sucesso  apenas através do seu esforço individual. O legal da meritocracia é que você pode entrar na corrida para o sucesso com um considerável patrimônio familiar ou ser, como diria o mestre Belchior, apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco. Sem parentes importantes e vindo do interior, mas o seu sucesso depende só de você.

Aproveito para recomendar o filme Ou Tudo ou Nada de Peter Cattaneo.

Abraços

 

Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Aulas complementos., Filmes, Globalização e Neoliberalismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s