Resenha livro: Pauliceia Desvairada – Mário de Andrade


JuOrosco

Resultado de imagem para São Paulo década de 20 São Paulo década de 20.

Alguns seguidores do blog já tinham me pedido para aumentar o número de resenhas de livros de autores brasileiros. Eu também acho extremamente necessário falarmos sobre os autores nacionais, aos poucos eu irei acrescentando no blog.

A Pauliceia Desvairada é considerada um marco na literatura nacional considerada obra prima da Vanguarda brasileira.

Mário de Andrade foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista e ensaísta brasileiro. Além de Pauliceia Desvairada publicou importantes obras como Macunaíma 1928 e Amar Verbo Intransitivo em 1927.

O autor tinha estreita amizade com um grupo de jovens artistas e escritores de São Paulo, que estavam interessados no Futurismo. Eles integravam o chamado Grupo dos cinco: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.

A exposição da Anita Malfatti, antes da Semana da Arte Moderna, foi duramente criticada por Monteiro Lobato em um texto…

Ver o post original 736 mais palavras

Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s