EXECUTIVO EXECUTOR


A música EXECUTIVO EXECUTOR, gravada no CD Revirão, 2007, de Jorge Mautner e Nelson Jacobina descreve a corrosão do caráter que Richard Sennett identifica com o que ele denomina de “Novo Capitalismo”. Sistema que só faz aumentar a concentração de riqueza no mundo e, em consequência, a desigualdade social, caracterizado pela falta de garantias, incertezas e insegurança que produzem a erosão da lealdade, da confiança e do compromisso mutuo.

Esta sociedade definida como pós-moderna, como capitalismo flexível, como sociedade da modernidade líquida ou como sociedade de controle, produz uma cultura narcisismo que  naturaliza a violência e impede a possibilidade admirar o outro em sua diferença radical, uma vez que não consegue se descentrar de si mesma.

11-pintada-crisis

 

 

Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Aulas complementos., Epistemologia, Filosofia, Globalização e Neoliberalismo, Música, Psi, Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s