Conspiração lusitana.


Semana passada tinha comentado aqui no blog que estava dando tratos a bola para ver se conseguia passar uns dias em Ovar, distrito de Aveiro.

Lembro ter imaginado que seria um bom motivo para descobrir – de passagem por Oliveira de Azeméis e Estarreja – o “Mistério da estrada de Sintra”, do mestre Eça de Queiroz.

Lembro de ter comentado que, tendo sorte ou não na empreitada, iria aproveitar para almoçar em Albergaria a Velha e de, quebra, visitar sua linda biblioteca. Os motivos para visitar a cidade são diversos. Vou mencionar uns poucos que tem relação com a cultura carioca.

As cores da cidade, são as as cores improváveis do bloco carnavalesco Simpatia é Quase Amor: Lilás e amarelo. Para aqueles que achavam que a inspiração vinha do Engove, eficaz remédio para os males da ressaca, apresento uma mostra irrefutável dos laços lusitanos da instituição carioca.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Foi lá, também, que tive uma epifania ao descobrir, num cruzamento da cidade, o nome da pastelaria de fabrico próprio: Danela. Pensei primeiro, tratar-se da leitura portuguesa do singelo nome da minha filha, Daniela, mas confesso que veio rapidamente outra imagem à minha cabeça. Tira daqui, arruma de lá, cogitei tratar-se da música politicamente incorreta do meu amigo Sylvio Chaves: “Dá nela”, 

20140419_155857

Na sequência aparece , dobrando a esquina, vejam bem, não se trata do fantástico grupo de choro do Macarrão,  Lenildo e do Paulinho e da Luciane Menezes, mas dobrando a esquina mesmo, vi uma placa que me fez lembrar do pé limpo do bairro de Laranjeiras chamado Rio Vouga, frequentado pela nata da boemia do bairro, sede do bloco Laranjada e do seu fundador e saudoso parceiro Serginho Caó.

20140419_155944

Pois é, de lá pra cá fui tentando traçar mentalmente itinerários, trajetos e possibilidades. Eis que recebo, via WEB, a matéria abaixo que lista 31 bons motivos para conhecer Lisboa e a terrinha. Achei simpático compartilhar. na minha página do Facebook.

Pra que?  Meus amigos portugueses, claro, desqualificaram a matéria e quase fazendo uma referência a Joaquim Sabina, meu poeta espanhol preferido,  esclarecem que “sobram los motivos”.

Vai aqui, para quem não conhece a url do disco do Sabina:

Pelo visto vamos ter que começar a contar. Por via das dúvidas, registro dois motivos: o fado vadio da Tasca do Chico e a tasca da Comadre. Agradeço o envio de sugestões sobre os bons motivos para visitar Portugal.

http://www.globalpost.com/dispatch/news/regions/europe/140515/31-reasons-you-should-move-lisbon

20140422_185054

Publicidade

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Cidade, Crônicas, Textos, Viagens e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.