O Couro do falecido.


Amanhã tem samba no Trapiche Gamboa. No comando da roda, o querido parceiro Eduardo Galloti.

Lembrei do Galo e da sua interpretação do Couro do falecido, samba de Monsueto e Jorge de Castro. No CD O Samba das Rodas, Gallotti faz uma reverência ao samba do mestre Geraldo Pereira, Cabritada Mal-Sucedida, e realiza um registro da importância do cabrito na cultura popular.

Ouve um tempo em que os instrumentos de percussão das escolas de samba – que surgiram no Rio de Janeiro ali, na fronteira da terceira década do século XX, com a “Deixa Falar”, hoje Estácio de Sá – eram confeccionados com  o couro deste nobre animal. Hoje, a tecnologia permite outras matérias primas que, acrescentamos, não caem no gosto dos puristas.

Pois bem, o couro do cabrito é fundamento de um aspecto da cultura popular.

Na década de 1930, durante o governo  de Getúlio Vargas,  o samba será escolhido como gênero musical  que define a identidade nacional.

O banimento dos metais – instrumentos característicos do Ranchos Carnavalesco – e a consagração de uma orquestra de percussão, revela que o couro do cabrito é fundamento de um aspecto da cultura popular.

Anúncios

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Cultura Popular, Música. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s