Conheça os principais aspectos dos Direitos Humanos


Diário da Inclusão Social

A ética dos direitos humanos é a ética que vê no outro um ser merecedor de igual consideração e profundo respeito, dotado do direito de desenvolver as potencialidades humanas, de forma livre, autônoma e plena. É a ética orientada pela afirmação da dignidade e pela prevenção ao sofrimento humano.

Ver o post original 645 mais palavras

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Conheça os principais aspectos dos Direitos Humanos

  1. jorgesapia disse:

    Oi Camille, concordo contigo gostei da problematização. Vamos pensar juntos? Abraços

    Curtir

  2. CAMILLE FERNANDES CONDE disse:

    Olá professor! Sou Camille, aluna de artes visuais, da Univeritas.
    Tenho algumas considerações para fazer a respeito do texto.
    “As mulheres, as crianças, as pessoas com deficiência, dentre outras categorias vulneráveis, devem ser vistas nas especificidades e peculiaridades de sua condição social.” Entendo a colocação da palavra vulnerável para se referir às minorias, mas não concordo que tenha sido a melhor escolha. As mulheres, desde sempre, foram menosprezadas, em todos os aspectos da vida humana, sendo vistas como inferiores, incapazes e frágeis. Sendo o texto escrito por uma mulher, me instiga saber a razão dela usar esse termo tão sujeito a problematização. Isso, só reforça os esteriótipos que são relacionados às mulheres, como sendo seres fracos.
    “Necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.” A questão de não reproduzir desigualdades já não é bem sucedida a partir do momento no qual é criada a Declaração dos Direitos do HOMEM e do CIDADÃO. Como sempre, as mulheres foram, e infelizmente continuam sendo, ignoradas e invalidadas pela sociedade. Mudanças estão acontecendo, as mulheres conquistaram direitos, reconhecimento e valor, mas ainda não é o suficiente, o caminho é longo e a luta é não pode parar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.