A vila de Algodoal, na Ilha de Maiandeua.


A vila de Algodoal, na Ilha de Maiandeua é, desde 1990, APA -Área de Proteção Ambiental. Com uma extensão de 19 km quadrados, é possível encontra, rios, igarapés, dunas, mangues, furos e belas praias.

IMG_1478

Como não há veículos motorizados, as charretes, batizadas com nomes da indústria automobilística – Ferrari, Volvo, Camaro, Mustgang, etc.-  atravessam a vila carregados de turistas. Contudo, a caminhada é a melhor opção de locomoção na vila.

 

Do pequeno cais, até a praça central ou até o ponto dos canoeiros, local da travessia do canal durante a maré alta, a caminhada é de quase 30 minutos.

Atravessar o canal do rio Marapanim permite ao visitante acessar a praia da Princesa, banhada pelo Oceano Atlântico e cercada por dunas de intensa vegetação.

No caminho da praia da Princesa, ainda no rio, antes de encontrar o mar, passamos pelo Centro Cultural da Marcia, um bar com memórias da década de 1970 e aconchegante.

No fim da tarde, antes da maré baixar, fomos de canoa até o Poço da Princesa e à proximidade do Furo Velho.

Na volta toda atenção para assistir o pôr do sol que anunciava uma noite maravilhosa.

Valeu a viagem! #Pará #Algodoal #Amazonas

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Textos, Viagens. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s