A Esquerda da Praça e a Igreja do Diabo.


A procura de um artigo sobre preconceito que imaginava tinha publicado aqui no blog encontrei esse registro de novembro de 2016. Chama minha atenção, a ausência, no texto, de personagens hoje centrais na política brasileira.

A festa é boa para pensar

Passei na Praça São Salvador – pulmão libertário do bairro carioca das Laranjeiras –  a procura de um pouco de oxigênio, elemento em falta no atual mercado mundial. O povo da Praça se convocou para dar uma força ao querido parceiro Eduardo Gallotti. Para quem não sabe, o Galo teve seu cavaquinho de estimação, seu ganha pão, furtado por um gatuno, espécie em alta no mercado.

A nata da MPC (música popular carioca) se fez presente e as canjas foram inumeráveis. As cervejas foram escasseando na proporção inversa da alegria que se deixava perceber no rosto  das pessoas.

a-esqueerda-da-praca

Entre um beija aqui e um abraço lá me entretive numa conversa amena com José Roberto Franco Reis, amigo de longa data e autor de um texto sobre Machado de Assis e Foucault que publiquei, recentemente, neste espaço. A conversa nos levou para esse quadro de ladeira abaixo do cenário mundial que…

Ver o post original 406 mais palavras

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Textos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s