Para Mikhail Bakhtin, as festividades "são uma forma primordial, marcante, da civilização humana", logo, a festa, o carnaval e a cidade, são convidados especiais deste espaço.
Depois de ter assistido o filme Minha Obra-Prima de Gastón Duprat fui pesquisar sobre as locações indicadas pelo trabalho do artista plástico representado, no filme, pelo ator Luis Brandoni. A pesquisa me levou a Jujuy, estado do noroeste argentino que limita ao norte com Bolívia e ao oeste com Chile. Mas especificamente, fui levado para a linda cidade de Humahuaca, localizada a 4700 metros sobre o nível do mar e desde onde se sai para alcançar nas Serranías do Horconal o Cerro e los 14 colores retratado no filme.
Sugiro o link abaixo, disponibilizado por Cesar Valiente, para entrar em contato com a beleza do lugar.
Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Certamente! 🙂
CurtirCurtir
Bom dia. É um lugar maravilhoso Maria.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que lugar! Que força energetica! Obrigada! 🙂
CurtirCurtir