CARNAVAL 2020: CAMISETA DO BLOCO MEU BEM VOLTO JÁ!


ENREDO: Contra essa covardia, saúde, ciência e alegria: 120 anos da Fiocruz.

No carnaval de 2020 o Bloco Carnavalesco Meu Bem, Volto Já, realizará seu 27º desfile. No ano que se comemoram os 120 anos da FIOCRUZ – Patrimônio da Sociedade Brasileira – instituição ameaçada pelas políticas públicas que resolveram fazer da ciência, da saúde, da arte e da cultura os principais inimigos da distopia em curso.

Como entendemos que o carnaval é alegria, mas também resistência, resolvemos sair com o enredo: Contra essa covardia, saúde, ciência e alegria: 120 anos da Fiocruz.

Neste carnaval optamos por abrir um processo seletivo para escolher a camiseta do bloco. Lembramos que nossas camisetas foram criadas por artistas plásticos, cartunistas, designers, programadores que colocam sua arte a serviço do coletivo ajudando a reforçar a identidade do bloco. Arte, humor e carnaval formam uma animada relação nas ruas do Rio de Janeiro. A generosidade desses artistas foi fundamental para que o carnaval de rua tomasse as dimensões que ele tomou e ocupasse o lugar de re-existência que, nestes tempos sombrios, fornecem uma generosa dose de oxigênio.

Nossas camisetas foram assinadas pelos artistas plásticos Elso Arruda; Betuca; Bárbara Tércia, Melo Menezes; Eugênia Domingues. Pelos cartunistas Ziraldo; Nani; Chico Caruso; Redi; Aliedo; Aroeria; Ique. Pelos designers Monica Marta; Rodrigo Habib; Ferreth; Adriana Moreno e Flavio Feitosa.

Venha a fazer parte desse time.

Solicitamos o envio dos trabalhos até o dia 10 de janeiro de 2020. Lembramos que as cores do nosso bloco são azul, amarelo e vermelho.

Quem tiver curiosidade em conhecer os trabalhos anteriores recomendamos uma visita ao blog: https://meubemvoltoja.wordpress.com

Abraços a todos e bom carnaval.

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Arte, Artes Visuais, Blocos de rua, Carnaval, Cidade, Cultura. Bookmark o link permanente.

5 respostas para CARNAVAL 2020: CAMISETA DO BLOCO MEU BEM VOLTO JÁ!

  1. kethuprofumo disse:

    🙂 🙂 🙂 Che interessante! Noi decoriamo un albero artificiale da anni. E che costumi natalizie ci sono in Brasile? Potresti fare un post? Sarebbe tanto curioso da saperne. Buona settimana! 🙂

    Curtir

  2. jorgesapia disse:

    Na verdade não. Tenho certa resistência à lógica Consumista do Natale.

    Curtido por 1 pessoa

  3. kethuprofumo disse:

    Sì!!! Obrigada 🙂 Voi decorate un albero di Natale?

    Curtir

  4. jorgesapia disse:

    Obrigado Maria! Tudo bem?

    Curtido por 1 pessoa

  5. kethuprofumo disse:

    Que linda idea, querido Jorge! Boa sorte! 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.