REDEMOINHO


Projeto Fevereiro Laranja (67): compartilho o texto de Oscar D’Ambrosio, o trabalho de Daniele Bloris e o poema da nossa colaboradora Colombina Carioca, Andrea Estevão.

“Redemoinho”, de Daniele Bloris

Desde 2020, o Estado de São Paulo tem um mês de ações dedicadas ao diagnóstico precoce da leucemia e à conscientização sobre a doação de medula óssea.

É o Fevereiro Laranja. Por isso, neste mês faremos um post por artista com obras que privilegiam essa cor. Envie seu trabalho para odambros@uol.com.br! A participação é gratuita e ajuda a divulgar a campanha!

Cabelos têm importante força mítica e simbólica. No universo masculino, a força que deles emanava era o segredo do bíblico Sansão, e, no mundo feminino, basta lembrar das representações de Afrodite grega ou da Vênus latina, principalmente a partir do Renascimento, em que os longos cabelos funcionam como elemento de sedução, inclusive muitas vezes cobrindo os seios e a vagina.

Redemoinho”, de Daniele Bloris, realizado com nanquim e aquarela sobre papel canson (tamanho A3), soma à dinâmica intrínseca dos cabelos e à sua sensualidade um poema de Andrea Estevão intitulado

Cabelo

Meus dedos querem

Brincar de vento

Com seus cabelos

Deixar os fios

Em desalinho

Encontrar e fazer

Novos redemoinhos

É isso que a arte visual e a da palavra realizam: geram redemoinhos mentais que nos auxiliam a repensar o mundo!

Oscar D’Ambrosio

https://jorgesapia.wordpress.com/2021/02/15/redemoinho/

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Arte, Artes Visuais. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.