Sem Título. Daniele Bloris e Andrea Estevão


Projeto Março: Mês Internacional da Mulher (19) –

“Sem Título”, de Daniele Bloris O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8/3, com atividades que se estendem ao longo do mês. A data lembra o 8/3/1917, quando foi organizada, na Rússia Imperial, uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia e o desemprego.

Antes disso, em setembro de 1791, a escritora francesa Marie Gouze (1748 – 1793), conhecida como Olympe de Gouges, redigiu a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, exigindo a completa assimilação jurídica, política e social das mulheres.

Leia em: https://tinyurl.com/unxard9p Realizado com aquarela e nanquim sobre papel canson em tamanho A3, o trabalho de Daniele Bloris é acompanhado de uma poesia de Andrea Estevão de 2019:

Onde sonhei veludos, só lâminas.

Promessas e ossos quebrados

Num golpe de sorte,

Vai. Voa”.

Obra visual e texto dialogam com o Artigo 2º da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã:

“O objeto de toda associação política é a conservação dos direitos imprescritíveis da mulher e do homem Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e, sobretudo, a resistência à opressão”.

Tanto na imagem, marcada pelo vermelho e pelo preto que apontam, respectivamente, para a a dor e para eventuais cicatrizes; como no poema, em que são mencionadas “lâminas” e “ossos quebrados”, a violência contra a mulher é aludida como uma prática muitas vezes normalizada que precisa ser simplesmente erradicada – e seriamente punida quando ocorre.

Para participar deste Projeto, encaminhe, durante o mês de março, a sua imagem para odambros@uol.com.br, informando: Nome artístico, Título da obra, Técnica, Dimensões, Parte da Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã que a sua imagem vai ilustrar (Preâmbulo, Número do Artigo, Conclusão ou Formulário para um Contrato Social entre Homem e Mulher) e Informações adicionais que julgar importantes. As imagens com respectivos comentários serão publicadas em @oscadambrosioinsta e Oscar Dambrosio . Será aceita uma imagem por artista. A participação é gratuita e ajuda a divulgar o Mês Internacional da Mulher.

Oscar D’Ambrosio

https://oscardambrosio.com.br/textos/3127/projeto-marco-mes-internacional-da-mulher-19-?-?sem-titulo?-de-daniele-bloris

Sobre jorgesapia

Abduzido pela folia foi tentar entender esse fenômeno no bacharelado de Ciências Sociais da UFF e no Mestrado em Sociologia do IUPERJ. Com sua identidade secreta dá aulas de sociologia, cultura brasileira e Teoria Social do Carnaval em diversas instituições. Entre um semestre e outro, despede-se de seus alunos com um Meu Bem, Volto Já, saudação que acabou dando nome ao bloco que fundou no Leme. Durante o reinado de Momo compõe sambas para diversos blocos da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Esse post foi publicado em Arte, Artes Visuais, Cultura. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.